Uma mão segurando a outra
A Human Care Brasil tem serviços criados especialmente para cuidar de você e quem você mais ama.
Blog

Por que é importante prevenir as quedas

Publicado em 21 de outubro de 2021

A queda de idosos é  uma das principais causas de mortalidade por fatores externos –  que não são relacionadas a fatores biológicos – no mundo. Comorbidades naturais que surgem com a idade avançada, como catarata, AVC, Parkinson, sedentarismo e o desgaste ósseo contribuem para a ocorrência de uma eventual queda. Uma queda sem traumas em uma pessoa jovem, por exemplo, pode gerar graves fraturas  e traumas em um idoso. Além disso, sabe-se que os acidentes domésticos são uma das principais causas de internação e procedimentos hospitalares, aproximadamente 30% dos indivíduos com 65 anos ou mais sofrem algum tipo de queda todos os anos.

Quais as consequências da queda nos idosos?

Cada caso é um caso, e essa resposta dependerá da gravidade da queda sofrida pelo idoso em questão. As ocorrências mais comuns são de fraturas ósseas, lesões de tecidos moles, contusões, entorses, feridas e abrasões, lesões musculares e neurológicas, surgimento de outras doenças, entre outros. Também entende-se que o medo de cair novamente pode ser um grande problema para a autoestima do idoso, que tenderá a ficar mais isolado e recluso. 

Como evitar a queda de idosos?Sabemos que  as limitações impostas pela idade avançada são inevitáveis, mas algumas atitudes podem ajudar a minimizar o risco para a queda dos idosos. Realizar exames médicos periodicamente, controlar doenças, corrigir problemas de visão e praticar exercícios físicos são alguns exemplos do que pode ser feito para prevenir esse tipo de acidente. Além disso, corrigir fatores ambientais, como a presença de obstáculos e baixa luminosidade nos ambientes em que o idoso circula também contribui para evitar as quedas de idosos.

É importante que a família tenha todos os cuidados preventivos, mas caso a queda venha a ocorrer é essencial que se preste socorro imediato à vítima. O atendimento na primeira hora seguinte ao acidente é essencial e definitivo, pois é o que definirá as consequências físicas e emocionais do trauma.

Idosos que ficam sozinhos em casa ou andam sozinhos na rua correm o risco de não serem socorridos imediatamente, num evento de queda. A Human Care Brasil juntamente com a Tecnosenior oferece o serviço de emergência assistida ao toque de um botão. Através de uma tecnologia assistiva internacional, o Adapte Help é a solução ideal para trazer segurança ao usuário dentro e fora de casa, conheça clicando aqui.

Encontre mais textos e artigos sobre Tags:  |  |  |  |
Compartilhe: 

Este artigo foi redigido por

Human Care Brasil

Especialistas em planejar o cuidado

Veja mais sobre este assunto

Informações e dicas direto no seu e-mail

Cadastre-se abaixo e receba nossas atualizações sobre saúde e bem estar para você e a sua família, com conteúdo criado por especialistas.
2022 - Human Care Brasil, CNPJ 35.847.944/0001-83
 - 
Política de Privacidade
Logo Thoughtbox