Uma mão segurando a outra
A Human Care Brasil tem serviços criados especialmente para cuidar de você e quem você mais ama.
Blog

Novembro Azul

Publicado em 19 de novembro de 2021

Assim como o mês de outubro é voltado à conscientização sobre o câncer de mama, o mês de novembro é dedicado à conscientização sobre a saúde do homem. O movimento Novembro Azul surgiu na Austrália, através de um grupo de amigos que decidiu manter o bigode e com a grande repercussão decidiram, arrecadar fundos e trazer um novo significado, a conscientização do câncer de próstata.
 Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele do tipo não melanoma. Um homem a cada 38 minutos morre devido à doença. Quando diagnosticado de forma precoce, o tratamento para esse tipo de câncer acaba sendo menos invasivo e também possui mais chances de cura. O Novembro Azul vem justamente nesse sentido de trazer clareza ao assunto, uma vez que o diagnóstico é feito através do exame de toque e ao mesmo tempo os homens acabam não realizando consultas preventivas com tanta frequência quanto às mulheres.


Quando realizar?

Há algumas controvérsias em relação à idade ideal, mas segundo o Ministério da Saúde, o melhor é iniciar os exames periódicos a partir dos 45 anos (em homens que apresentam fatores de risco tais como obesidade, histórico familiar da doença e também raça – homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer) e a partir dos 50 anos (aqueles que não apresentam fatores de risco) mesmo que na ausência de qualquer sintoma.

Quais são os sintomas?

Nas fases iniciais, normalmente não há sintomas. Já na fase avançada, é possível observar dor nos ossos, dor ao urinar, vontade frequente de urinar e também presença de sangue na urina e/ou no sêmen.Vá ao médico regularmente e previna-se. Gostou do texto? Então compartilhe com seus amigos! Se você gostaria de ver aqui outro assunto, você pode enviar um e-mail para falecom@humancarebrasil.com.br.Ficaremos felizes com sua sugestão e comentário sobre nossos conteúdos. 

Encontre mais textos e artigos sobre Tags:  |  |  |  |
Compartilhe: 

Este artigo foi redigido por

Human Care Brasil

Especialistas em planejar o cuidado

Informações e dicas direto no seu e-mail

Cadastre-se abaixo e receba nossas atualizações sobre saúde e bem estar para você e a sua família, com conteúdo criado por especialistas.
2022 - Human Care Brasil, CNPJ 35.847.944/0001-83
 - 
Política de Privacidade
Logo Thoughtbox